The pursuit of happiness

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Hoje conversei com um gringo...

Foz do Iguaçu, 29 de Outubro de 2018. Um dia após a eleição presidencial. Um dia antes, ruas tomadas de verde e amarelo: como eu um brasileiro não me senti representado? Como não compartilhar da mesma euforia?

Hoje conversei com um gringo num congresso sobre Computação. Desenferrujei meu inglês conversando com um holandês que atualmente reside nos EUA para estudos. Sem mais nem menos, no Paraná dessa nossa Curitiba, percebi-me usando termos como "Carwash operation", "corruption", "Far right politician", etc. Como é difícil desabafar em outra língua...

Horas depois, o reencontrei. Desculpei-me pela melancolia, sobre a negatividade da minha fala e ele entendeu. Passamos a tratar de Computação e dos trabalhos que iríamos apresentar. De alguma forma, a educação nos colocou ali juntos, um representante do primeiro mundo com alguém do terceiro mundo para discutir tecnologia e ciência.

Passado um certo tempo, sumarizei o porquês da minha melancolia. Percebi que não ouvi no segundo turno ninguém que me representasse:

1) Como cristão;
2) Como educador;
3) Como pesquisador.

Sem pretensões, falo por mim. Não vi beleza, integridade, inteligência, racionalidade ou inspiração que me fizesse sentir diferente. Pensei em tirar muitas fotos do evento, exaltar algum sucesso pessoal. Mas hoje eu só conversei com um gringo...


Nenhum comentário: