The pursuit of happiness

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Revolução da Consciência

Gosto de perguntar, de me expôr em dúvidas, de pensar e de fazer pensar. Nos últimos anos tenho aprendido que se quero boas respostas devo fazer boas perguntas e não muitas. Ultimamente, a maioria das minhas perguntas tem sido dirigida a ninguém mais, ninguém menos que a mim mesmo.

Ao ingressar na faculdade tive problemas com um professor por causa das minhas incontáveis perguntas. Apesar de, ainda hoje, não concordar com muitas de suas atitudes, reconheço o valor de uma grande e oculta lição. Grande pelos seus efeitos e oculta porque não foram necessárias palavras. A lição, se expressa em palavras, seria algo como: "Você não precisa de que eu te dê todas essas respostas, mas de aprender como e onde buscá-las."

Chamo isso de processo de desenvolvimento da minha consciência. A luta contra a ânsia pelas soluções rápidas, fáceis e superficiais. A descoberta do que sou e em que(m) tenho me transformado. A percepção de que faço parte das minhas próprias indagações. Veja bem, não estou me colocando como um ser plenamente consciente, mas como alguém que tem buscado desenvolver essa virtude.

Recentemente, ouvi sobre a necessidade de trabalharmos por uma transformação na nossa cultura. Aliás, palavras como revolução, geração e transformação me deixam em êxtase, pronto para mudar o mundo. Quero fazer! Penso na aplicação dos conceitos apresentados sem antes consultar em que estado me encontro. A solução antes da compreensão... Procuro seguidores com a mesma visão, elaboro (ou tento) um projeto, corro atrás de recursos, de movimento, de barulho, de qualquer coisa que alivie a culpa gerada pela minha inatividade. Mas, quanto tempo isso vai durar? Dias? Semanas? Triste constatação... Não houve mudança da minha consciência ou naquilo que sou, não me deixei ser transformado; compulsão talvez... fui levado a fazer qualquer coisa por qualquer motivo. Resolvi deliberadamente não questionar minhas motivações e o preço a ser pago para produzir as mudanças propostas.

Realizar é preciso! Eu creio que, aos poucos, tenho participado mais ativamente da vida de algumas pessoas e contribuído para o crescimento delas. Tenho esperança de fazer muito mais pela sociedade. Mas não posso deixar de pensar no que Paulo escreve sobre transformação da mente [1]. Perserverança é resultado de uma mente transformada!

No último domingo ouvi sobre responsabilidade ambiental em uma igreja. Tenho algumas idéias sobre o assunto, mas a primeira deve ser a mudança dos meus padrões de consumo, bastante inadequados por sinal.

Concluo meu pensamento alto encorajando todos para as ações, mas ações de dentro para fora, geradas pela consciência de quem somos, por quem vivemos, existimos e nos movemos [2]. Quero ser tomado por essa consciência e ser um agente de transformação na sociedade e da sociedade. Que o movimento comece dentro de mim, que seja coração, mente e espírito unidos por uma transformação pessoal, sincera e perserverante.

[1] Carta de Paulo para cristãos em Roma - Romanos 12:2 (BÍBLIA)
[2] Atos dos apóstolos - Atos 17:28 (BÍBLIA)

2 comentários:

Dricka Perilo disse...

Sabe...
te conheci a pouco tempo, ne?! mas quer saber... vc é um caso raro...rs
Li atentamente tudo o que vc expressou, e concordo com o que vc diz sobre motivação... é facil se sentir na empolgação do momento.. várias vezes eu sou A empolgada!! e depois esfrio... mas qdo a gente começa a ver o pq do esfriar.. é pq mudamos nossa prioridade e a nossa motivação é injetada em outra coisa... sobre o transformar a sociedade, vc tá no caminho certo: perguntas constantes pra vc mesmo! Na facul, um professor meu ja me disse qdo eu fazia perguntas pra ele... "vc pergunta por perguntar ou pq realmente quer saber dessa resposta?" e eu: "pq realmente quero".. então ele retrucava: "então corra atras das suas respostas"... ele não falava isso por grosseria nem nada, mas se eu tivesse interesse mesmo em algo, se estivesse motivada em, eu correria atrás!
revolução é mudar a estrutura, e a sociedade vai sentir isso se vc revolucionar a sua vida! pra isso, pensar alto, nas coisas do alto!! e se precisar de apoio dos irmãos e amigos.. cá estou!!!
amei o post...rs ;D

Sull disse...

" Procuro seguidores com a mesma visão, elaboro (ou tento) um projeto, corro atrás de recursos, de movimento, de barulho, de qualquer coisa que alivie a culpa gerada pela minha inatividade."

é EXATAMENTE assim que me sinto!!!
Mas ao perceber isso comecei a correr atás da mudança, porque preciso, todos nós precisamos da minha e da sua mudança, nós temos que "ser a mudança que queremos ver no mundo".

Você já deu um primeiro passo, devemos pensar alto em todos os sentidos: temos que ter nossos sonhos bem definidos e baseados no impossível, pois é isso que nos move e, além do mais, sabemos que temos Quem os torna possível; e quando ouvimos (ou lemos) nossos próprios pensamentos, os percebemos de forma diferente, nos facilitando e muito produzir a tal mudança.

Parabéns pelo novo blog!!!
Beijinhos