The pursuit of happiness

domingo, 28 de setembro de 2008

Coincidências ( Parte 1): o poder desconhecido

Começo minhas palavras dando uma de chato. Mesmo não sendo especialista em lingüistica ou algo do gênero, acho de muito mau gosto atribuir à palavra coincidência o sentido de acaso. Embora alguns dicionários - senão todos - tragam esse significado, eu penso - mesmo correndo o risco de estar totalmente equivocado - que coincidências são simplesmente fatos que ocorrem simultaneamente ou se sucedem em um curto espaço de tempo. Se tais fatos têm um propósito definido ou são apenas frutos do acaso já é uma outra história.

Essa divagação introduz um fato curioso ocorrido ontem, dia 27/09/08. Passei boa parte do meu dia gravando um vídeo para um projeto musical de férias (será postado no blog após edição), em que eu tocava 'Eu sei que vou te amar' no meu violão. Depois de inúmeras tentativas, consegui algum resultado. Quando minha paciência esgotou-se, deixei o violão de lado e fiquei pensando... Será que o Vinícius e o Tom tinham idéia do que viria a representar essa canção? Imagino que eles devem ter trabalhado bastante até alcançar algo em que eles enxergassem dignidade, beleza e completude. Mas o que parece um fim, na verdade se torna um começo pois essa música ainda teria de chegar aos ouvidos das pessoas. Será que dava para imaginar o que aconteceria? Será que o público aprovaria? Ou seria uma música qualquer? Esse é o drama do poder desconhecido... Agora, em pleno ano 2008, tento mensurar quantas pessoas já declararam seu amor ao compasso dessa canção.

Nessa linha de pensamento, lembrei-me da palestra da Márcia Suzuki (Usina 21 - www.usina21.com.br). Ela comentou que "nós não tínhamos idéia do impacto que um jovem que aceitasse o desafio de Deus poderia causar na sociedade". Sei que "desafio de Deus" talvez soe de forma abstrata e religiosa para muitos, mas peço compreensão e um exercício de imaginação da sua parte! Após encerrar o período de gravação, estive tocando com um amigo em uma Igreja Cristã Árabe em São Paulo. Lá, para minha surpresa, vieram as coincidências em forma de provérbios:

"O homem que toca o tambor não tem idéia até onde o som chegará."

Provérbio Congolês

Os tocadores de tambor no Congo, na África enviam suas notícias ao entardecer, pois o som se propaga mais facilmente e as pessoas podem pensar sobre as notícias ao entardecer. A mensagem enviada através do tambor chega a certa vila, e então, é retransmitida à outra. Assim, ela é repassada de vila em vila e os tocadores, não tem idéia até onde o som chegará...

Infelizmente não lembro muito bem do outro, até porque a pessoa que o proferiu não o recitou muito bem. Era algo do tipo: "Quem olha apenas a nascente não pode imaginar a grandeza de um rio".

Que coincidências tais provérbios com meus pensamentos altos da tarde! Ouvi-los me fez um bem... Conclui de tudo isso que preciso valorizar os humildes começos dos meus empreendimentos [1], quaisquer que sejam eles. Também preciso ser grato e fiel a Deus no pouco que tenho [2] e acreditar que posso enfrentar qualquer dificuldade se estiver ao lado dAquele que me fortalece [3] .

A última lição que tiro de hoje tem a ver com a imagem tema desse blog. Um pequeno objeto, como, por exemplo, uma pedrinha, pode parecer insignificante. Mas, se lançado sobre a água, é capaz de pertubá-la a ponto de provocar ondas. Se quero mudanças ao meu redor, não preciso me tornar grande, mas apenas ser lançado por Aquele que é o maior de todos. À Ele, toda minha admiração, tudo o que sou e o que tenho, por menor que eu seja e por tão pouco que eu tenha.

ThiagoPX

[1] Livro do Profeta Zacarias (Zc. 4:10 - BÍBLIA).
[2] Evangelho de Mateus (Mt. 25:23 -
BÍBLIA).
[3] Carta de Paulo para os Filipenses (Fp. 4:13 - BÍBLIA).

3 comentários:

Sull disse...

Pra dizer BEM a verdade.. ainda to pensando...


Essas "coincidências", da maneira como você as definiu, também me fazem um bem danado.. e me fazem refletir, me abrem mais os olhos para tal situação, e muitas vezes resultam em ações - assim como em você que até produziu um post :P

mas pra mim o que é mais pensante é o último parágrafo..

Deus te abençoe!!!
Beijinhos

Dricka Perilo disse...

"coincidencia e é Deus mexendo na história"... e TUDO traz consigo um quê disso... hahaha lembra de quando falámvamos de 22:22 auhahuahu que horas eram?!!? coisas pequenas e gdes, mostram como tudo tem um encaixe perfeito... que o mundo é pequeno, mas que nosso Deus é grande!!!
sabe, tudo o que é ação ou a nossa não ação como cristão, tras uma reação - caso da pedrinha... nossa, põe uma pedra por menos que seja nos eu sapato e vai fazer uma caminhada... impossivel né?!!? sejamos sal e luz.. uma comida mto salgada fica intragave, mas comida sem tempero fica sem gosto... ruim...

é mocinho... vc é um maximo e to adorando conhecê-lo mais, mesmo que acompanhando virtualmente!!!
se cuida!!

Willians Figueiroa disse...

Meu caro amigo, se você estiver equivocado quanto a essa questão semântica. Saiba que você não está sozinho, concordo contigo, as palavras não dizem, ou melhor não identificam as mesmas coisas.
Sempre que tentamos encontrar um significado para as coincidências que nos envolvem, ouvimos de alguns, como forma de explicá-las que foram obras do "acaso", logo pra mim o termo "acaso" é uma tentativa de explicar o porquê (da ocorrência) das coincidências, mas não as explicam!!!

Quanto ao outro assunto abordado, me arrisco a dizer que os pequenos começos, sejam aqueles que nós empreendemos ou aqueles que observamos os outros empreenderem, nos revelam (um pouco) do que somos.

Ia comentar um pouco mais sobre isso, explicar melhor o que quis dizer, utilizando exemplos...mas ficarei por aqui.

Forte Abraço,

Willians